Para quem planeja viajar, acertar todos os detalhes é fundamental e um fator que nunca pode ser deixado de lado é a revisão automotiva.
O ideal é que você marque com antecedência um horário para a revisão do carro, especialmente dos itens básicos de segurança. Assim, você garante que a execução dos serviços seja feita de forma segura e que possíveis problemas graves sejam resolvidos antes da data prevista para a viagem.
Veja abaixo alguns itens que não podem faltar na hora da revisão:
- Fique atento ao estado do filtro de ar, se estiver muito sujo ou com mais de 10.000 km é bom substituí-lo, este item tem um preço muito baixo e vale a pena trocá-lo.
- Se necessário cheque e complete todos os níveis de líquidos, como: reservatórios de água do limpador, reservatório de expansão do radiador, do óleo da direção hidráulica e do fluido de freio.
- Observe o estado das palhetas dos limpadores, caso a borracha esteja ressecada ou cortada, troque-as imediatamente. Observe também as condições do limpador traseiro.
- Os pneus não podem ser esquecidos, veja se há cortes, bolhas ou desgaste excessivo e irregular da banda de rodagem. Calibre os pneus e não se esqueça dos estepes.
- As condições do volante também devem ser observadas, se estiver torto ou já trepidou em velocidades elevadas, é melhor fazer um alinhamento na direção e balanceamento das rodas.
- Teste o funcionamento do sistema de iluminação – lanternas, faróis e piscas, não corra o risco de tomar uma multa na estrada, se necessário, faça também a regulagem dos faróis.
Por último, procure um Centro Automotivo autorizado da sua marca, pois ele terá a experiência e conhecimento necessários para fazer as revisões conforme a especificação do seu veículo.
Boa viagem!