Direção Hidráulica e Elétrica: qual a diferença?

direcaoA invenção da direção hidráulica foi um alívio para muitos motoristas que sofriam na hora de manobrar o veículo. E, com a evolução do setor automotivo surgiu também a direção elétrica.

 Mas, você sabe a diferença entre as duas?

Na direção elétrica o acionamento da bomba hidráulica é feito por meio de um motor elétrico de corrente contínua, montado diretamente no quadro de suspensão do veículo. Diferente do sistema hidráulico convencional, no qual o acionamento da bomba hidráulica é feito pelo próprio motor do automóvel por meio de polia e correia.

A direção elétrica consome menos combustível, pois quando se está dirigindo sem virar muito o volante, o sistema entende que não há a necessidade de trabalhar em nível máximo, então ele entra em ‘’stand by’’ para consumir menos energia.

É também recomendada para pessoas com mais experiência no volante, por serem acostumadas com a direção hidráulica, não ficarão dependentes na hora de dirigir a elétrica, outra diferença são os sensores que informam a velocidade e rotação aplicadas pelo motorista.

A hidráulica é recomendada para pessoas que estão começando a dirigir, já que podem sentir com firmeza como é dirigir um veículo pela primeira vez, é também mais fácil para desenvolver manobras, já que o motorista consegue calcular a força a ser aplicada no volante.

Mas, será que um dia a direção elétrica poderá substituir a hidráulica?

No mercado automotivo, principalmente para veículos fora de garantia, é mais fácil consertar a hidráulica do que a elétrica, que necessita de uma troca em conjunto. Além disso, o custo benefício favorece a hidráulica, já que sua durabilidade pode chegar até 15 anos. Por isso, talvez isto demore um pouco para acontecer.

E você, qual direção prefere? Comente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s