Todo motorista acha que nunca usará o estepe, mas ninguém está livre de precisar recorrer a ele em algum momento. É preciso estar atento ao pneu reserva, para evitar que o momento de trocá-lo não seja ainda mais incômodo. Veja algumas dicas e evite surpresas:
- Quando for calibrar os pneus, lembre-se também de calibrar o estepe uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias. O pneu reserva também perde pressão. Se tiver alguma dúvida, as informações sobre a pressão indicada estão no manual do proprietário do veículo.
- Se você equipou seu veículo com rodas de liga leve e deixou o estepe com rodas de ferro, é preciso carregar os parafusos específicos para esta roda, pois se precisar usar o pneu reserva e utilizar os parafusos de liga leve, poderá danificar o sistema de freio.
- Nunca use como reserva pneus com cortes ou torturas, ele pode furar e aumentar o risco de acidentes. A roda também não pode estar trincada e nem amassada.
- Lembre-se que os cinco pneus do carro devem ter profundidade mínima de 1,6 mm nos sulcos (aqueles frisos que indicam o desgaste da borracha). Isto faz parte de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pode resultar em multas. Por isso, não coloque pneu careca como estepe.
- Veículos que possuem o estepe menor do que as rodas normais, não podem rodar muito tempo com o pneu reserva. Procure um centro automotivo mais próximo, para consertar o pneu estragado ou trocá-lo. Enquanto estiver rodando com o pneu menor, evite altas velocidades.
Gostou das dicas? Comente!