Mantenha as rodas alinhadas

AlinhamentoCom o objetivo de obter melhor dirigibilidade, maior eficiência do rolamento e otimização do grau de esterção (ato de virar o volante), o alinhamento é de extrema importância para o automóvel. E os fatores que podem provocar o desajuste no alinhamento do carro são: impactos, trepidações, desgastes na suspensão, entre outros.
Alguns itens podem anunciar a hora certa de fazer o alinhamento, confira:

Convergência:

É o ajuste das rodas do eixo direcional, para que elas fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira, evitando desgastes excessivos do pneu;

 Divergência:

É o oposto à convergência, ou seja, é o ajuste das rodas direcionais para que fiquem um pouco mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira;

Cambagem:

Esse ajuste controla as características de rolamento das rodas, podendo ser positiva ou negativa. Ele é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical. Quando positiva, prejudica a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.

Caster:

A fim de proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo, quando este estiver em movimento, o caster é a inclinação do pino mestre, ou do braço de suporte do eixo, para frente ou para trás com relação a um plano vertical. Caster desigual faz com que a roda puxe para um lado ocasionando um desgaste irregular.

Então, toda vez que for fazer a troca dos pneus ou quando sentir diferença no comportamento do carro, não deixe de fazer o alinhamento do seu automóvel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s