Cuidado com água do radiador

Água no radiadorO radiador é o principal componente do sistema de arrefecimento do automóvel e tem a função de fazer a troca de calor no sistema. O líquido que vem aquecido do motor, passa pelos seus dutos e sofre o resfriamento, devido à circulação de ar que acontece em suas paletas para que, em seguida, ele possa retornar ao motor em uma temperatura mais baixa.

Embora não seja correto a baixa no fluído que faz a refrigeração do sistema (água + aditivos), pode acontecer uma pequena perda por evaporação em alguns casos. Se você perceber que o fluído está baixando mais rápido que de costume, é possível que haja um vazamento em algum lugar do sistema. Nesse caso, é preciso procurar um especialista.

Fique atento!

– Sempre que for verificar a água no radiador, tenha a certeza de que o motor está frio, pois o líquido ainda pode estar em circulação no sistema e isso pode prejudicar na hora de fazer a medida;

– Não abra a tampa do reservatório logo após desligar o carro para não correr o risco de espirrar água quente em você;

– Não utilize água de torneira junto ao aditivo. Ela possui cloro e sais minerais que podem danificar o sistema de arrefecimento do automóvel como, por exemplo, a corrosão;

– Utilize apenas bons aditivos. Normalmente eles são feitos a base de monoetilenoglicol, substância que aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água, além de manter o sistema lubrificado e evitar o acumulo de sujeira.

Essas foram algumas dicas que podem ser úteis no seu dia a dia e na preservação do seu automóvel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s