O que é o IPVA?

IPVA 2014O imposto sobre propriedade de veículos automotores, popularmente tratado pela sigla IPVA, é cobrado anualmente a partir do primeiro mês do ano de quem possui carros, motos, ônibus, caminhões e aeronaves.

O valor cobrado varia de acordo com o tipo e modelo do automóvel, localidade e de estado para estado. Sua arrecadação é dividida entre o governo federal e o estado em que o veículo está cadastrado e deve ser revertido em investimentos na manutenção das estradas.

Para ser isento do pagamento o proprietário deve possuir os seguintes tipos de veículos: adaptado para portador de deficiência, agrícolas, veículos antigos (entre 10 e 20 anos, dependendo do estado), táxis, veículos diplomáticos e com potência inferior à 50 cavalos.

Existe a opção de parcelamento do valor total do imposto e o pagamento à vista, ou seja, em uma única parcela, que pode gerar descontos significativos. Qualquer agência bancária, assim como as casas lotéricas, recebe o pagamento do IPVA. Para isso, basta você informar apenas o número do RENAVAM registrado no veículo.

Caso você não efetue o pagamento até a data limite para cada vencimento, o valor do IPVA terá acréscimos de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20% sobre o valor total do imposto. Além disso, você ficará sujeito a multas e até mesmo ter seu automóvel apreendido.

Para mais informações, acesse: http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s