Perdeu os documentos? Saiba como proceder

Perdeu todos os seus documentos, inclusive a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV)?  Nesses casos, é preciso manter a calma e não se desesperar, pois há procedimentos que devem ser seguidos e que resolverão esse problema.

imagensdocumentosfolha

A primeira providência a ser tomada é fazer o registro do Boletim de Ocorrência, tanto da perda da CNH quanto do CRLV, sendo que a falta deste último documento impede que o veículo possa circular até que a segunda via seja emitida. O BO pode ser emitido pela internet, através do site da Secretaria de Segurança Pública, no caso do estado de São Paulo o site é http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/. Isso garante que os documentos perdidos não sejam usados por outras pessoas de forma ilícita.

O registro do boletim não vale como segunda via dos documentos, portanto, ele não permite que o motorista circule sem esses documentos. A segunda via pode ser solicitada e emitida através de qualquer posto Detran, lembrando que será necessário o pagamento de taxas para sua emissão.  A ausência da CNH impede o motorista de dirigir qualquer veículo e, assim como a falta do CRLV, implica em infração leve com multa no valor de R$ 53,20, segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

O melhor mesmo é não ter que passar por esse contratempo. Mas caso isso aconteça, você já sabe o que fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s