Saiba como aumentar a vida útil dos freios

Os freios são essenciais de segurança do veículo e mantê-los em bom estado é essencial. Por isso, separamos algumas dicas de nossos técnicos para a manutenção dos freios de seu automóvel.

– Freie, sempre que possível, com suavidade, dosando a força no pedal. Freadas bruscas aumentam o desgaste dos freios e pneus, podendo travar as rodas e aumentando o espaço necessário para parar o veículo.

– Entre nas curvas em velocidade compatível. Frear dentro da curva é possível, mas requer sensibilidade. Pise com moderação e alivie a pressão se sentir travamento de roda.

– Use numa descida a mesma marcha que usaria para subi-la. Isso poupa os freios. Jamais coloque o câmbio em ponto-morto (a popular “banguela”): o desgaste dos freios e o risco à sua segurança e à dos outros não compensam a mínima economia de combustível.

– Não desligue o motor com o carro ainda em movimento. A câmara de vácuo (servo-freio) deixará de atuar, o que torna o pedal bastante pesado. Este é, a propósito, outro risco da “banguela”: o motor pode morrer e você ficar sem freio

– O nome já diz: freio de estacionamento serve apenas para manter o carro imóvel quando estacionado. Evite aplicá-lo em movimento, o que pode bloquear as rodas traseiras e causar um “cavalo-de-pau”.

– A presença do sistema antitravamento ABS não significa que você deve frear ao máximo sem necessidade. Além do desgaste do conjunto, isso pode levar a uma colisão traseira se o veículo de trás não conseguir frear com a mesma eficiência que o seu.

1330535993302

Sempre antes de uma viagem é necessário uma avaliação do sistema de freios do veículo, de forma a proporcionar maior segurança a você e ao veículo.

Depois dessas informações, não deixe de fazer a revisão do freio do seu carro e dirija sempre com prudência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s