Pastilhas de freio: quando trocar?

Pastilha de FreioAs pastilhas de freio estão localizadas na ponta do sistema de frenagem e são as principais responsáveis por seu automóvel parar com segurança. Mas você sabe quais sinais indicam que a peça está gasta e qual o momento certo de trocá-las?

As pastilhas são o que fazem as rodas pararem e devido ao contato direto com o disco de freio a sua duração está diretamente ligada à forma de uso. Se o veículo transitar dentro da cidade, onde é preciso frear constantemente em engarrafamentos, sinais fechados ou cruzamentos, as pastilhas serão gastas em menos tempo. O ideal é estar atento ao manual do proprietário e realizar revisões preventivas periodicamente.

Mas, ruídos incomuns ou certa demora na hora da frenagem podem indicar que a plaqueta do freio já está pegando o disco e que, portanto, é a hora de fazer a troca.

É preciso estar atento a este item, pois o desgaste da pastilha pode afetar o próprio disco de freio e, em alguns casos, pode haver a necessidade de trocar o disco, mas só se a avaria for forte o suficiente para abrir sulcos muito profundos. Em outros casos pode ser feita a retificação para que as duas superfícies fiquem lisas, desde que não atinja a espessura mínima indicada pelo fabricante.

Para manter as pastilhas sempre em boas condições e aumentar sua vida útil é fundamental utilizar sempre peças indicadas pelas montadoras. Na hora de trocá-las, também é essencial procurar por centros automotivos autorizados para realizar a retificação dos freios para que as duas superfícies fiquem lisas. O ideal é verificar as condições das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

Portanto, fique de olho! Uma boa manutenção preventiva pode reduzir o risco de acidentes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s